Oi gente, tudo bem?
Hoje nós vamos falar de cores novamente! Mais precisamente de psicologia das cores. A maioria das pessoas não costuma reparar muito, mas muito dos elementos de design que temos a nossa volta agrega um valor psicológico na questão das cores e das formas.
Um grande exemplo disso são os logotipos das grandes empresas multinacionais. Eles não são aleatoriamente escolhidos: são pensados para transmitir, através das cores e do formato do logotipo, toda a idéia por trás daquela empresa. Mcdonalds por exemplo: um exemplo claro de logotipo feito para atrair um público alvo chave e transmitir o espírito da marca (do fast food no caso!) – as cores, vermelho e amarelo vivo, são cores primárias, que na psicologia das cores, são as que mais atraem o grande público alvo para qual o logotipo da empresa foi criado – crianças! Ou vão me dizer que nunca repararam que todo brinquedo infantil é feito com cores extremamente vivas, e sempre carregam as cores primárias na composição? Pois quando forem à uma loja da próxima vez reparem! Cores, novamente muito fortes, em contraste com a falta do azul que não esta na fórmula, certo? Porque não usar as três? Porque azul tem efeito calmante, e pelo contrário o amarelo e o vermelho são cores que transmitem rapidez: rapidez no atendimento, rapidez para entrega da comida, rapidez para comer seu lanche, rapidez para vagar o lugar à outra pessoa – conceito de todo e qualquer fast food! Simples assim!
Pois bem, o que eu estou aqui falando de Mcdonalds? É que assim como os logotipos, as roupas que você usa também partem de elementos básicos do design, ou seja também usamos psicologia das cores para criação de coleções! Exemplo disso, quando houve o problema de recessão mundial no ano de 2009, a maioria dos estilistas estrangeiros apresentou coleções com cores básicas. A idéia era de que com crise econômica, as pessoas gastam menos, portanto necessitam de roupas que possam se movimentar em qualquer ocasião, e para isso as cores básicas, como branco, preto, cinza, são mais fáceis de serem utilizadas, e menos marcantes, para que a peça possa durar mais vezes! Hoje então vamos falar dessa tal psicologia, ou seja, do que as cores passam pras pessoas que estão nos observando:
• Primeiro: preste sempre atenção aos tons da sua roupa. Como já disse em outro post, cada tom de pele funciona com determinado tom de coloração. E se você quiser usar um que não fique bem com a sua pele, não se aflija: jogue para a parte de baixo, ou para um acessório que fique longe do seu rosto.
• Vermelho: é uma cor muito estimulante, firme e dominadora. É ideal para ser utilizada quando vamos falar em público porque chama a atenção.
• Azul: cor da confiabilidade, honestidade, serenidade e estabilidade. Bom para ser utilizados em atividades criativas pois estimula a fantasia. É calmante!
• Amarelo: cor estimulante também, pode aumentar ansiedade e induzir inquietação. Ideal para ser usado ao vender produtos, pois é alegre, receptiva e estimulante.
• Laranja: cor audaciosa e energética. Bom para ser vestido em festas, pois transmite calor, amizade e espontaneidade.
• Violeta: É uma cor que transmite espiritualidade e criatividade. Lida com os sentidos, dependendo do tom, mas geralmente remete a inteligência, tranqüilidade e nostalgia.
• Verde: cor relaxante, da comunicação. É uma cor que rejuvenesce, por isso geralmente estamos mais abertos ao verde depois de uma certa idade. Representa receptividade, abertura, estabilidade e equilíbrio.
• Preto: Cor cruel para a maioria da mulherada. É muito versátil hoje em dia, mas nem todo mundo pode usar preto, sinto lhes informar! Mas de qualquer maneira, é bom saber que transmite mistério e dominação. É uma cor que transmite poder, e passa a imagem de dinamismo (bom para os negócios!)
• Branco: cor também muito difícil! A maioria das pessoas pensam que branco é branco, certo? Erradíssimo: branco é branco puro, off-white, gelo, etc, então o segredo do branco é combiná-lo à sua cor de pele, e à cor dos seus dentes, porque um tom mais claro deixa seu rosto com aspecto estranho, e tom mais escuro corta as sensações do branco. Transmite pureza, confiança, frescor e limpeza (por isso, teoricamente, a classe médica utiliza branco em suas vestimentas).
• Cinza: é neutro, ligado à sabedoria, refinamento e eficiência. Ideal para ser usado em atividades criativas, e em reuniões de negócios.
• Marrom: outra cor cruel, dependendo do seu tom de pele! É informal, neutra, e transmite impressão de educação, estabilidade e resistência a mudanças.
• Rosa: calmante e aconchegante.Ideal para ser usada em entrevista de empregos, pois acalma e transmite sensação de acessibilidade.
Pronto, agora da próxima vez que for se vestir procure pensar no que você esta precisando nesse dia, e procure completar sua necessidade com uma cor! Seja em blusas, saias, calças, acessórios. E mocinhos do blog, a psicologia das cores também serve pra vocês, então, vão com fé!
Até, beijinhos!
@ninjuliamaria
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Hoje nós vamos falar de cores novamente! Mais precisamente de psicologia das cores. A maioria das pessoas não costuma reparar muito, mas muito dos elementos de design que temos a nossa volta agrega um valor psicológico na questão das cores e das formas.
Um grande exemplo disso são os logotipos das grandes empresas multinacionais. Eles não são aleatoriamente escolhidos: são pensados para transmitir, através das cores e do formato do logotipo, toda a idéia por trás daquela empresa. Mcdonalds por exemplo: um exemplo claro de logotipo feito para atrair um público alvo chave e transmitir o espírito da marca (do fast food no caso!) – as cores, vermelho e amarelo vivo, são cores primárias, que na psicologia das cores, são as que mais atraem o grande público alvo para qual o logotipo da empresa foi criado – crianças! Ou vão me dizer que nunca repararam que todo brinquedo infantil é feito com cores extremamente vivas, e sempre carregam as cores primárias na composição? Pois quando forem à uma loja da próxima vez reparem! Cores, novamente muito fortes, em contraste com a falta do azul que não esta na fórmula, certo? Porque não usar as três? Porque azul tem efeito calmante, e pelo contrário o amarelo e o vermelho são cores que transmitem rapidez: rapidez no atendimento, rapidez para entrega da comida, rapidez para comer seu lanche, rapidez para vagar o lugar à outra pessoa – conceito de todo e qualquer fast food! Simples assim!
Pois bem, o que eu estou aqui falando de Mcdonalds? É que assim como os logotipos, as roupas que você usa também partem de elementos básicos do design, ou seja também usamos psicologia das cores para criação de coleções! Exemplo disso, quando houve o problema de recessão mundial no ano de 2009, a maioria dos estilistas estrangeiros apresentou coleções com cores básicas. A idéia era de que com crise econômica, as pessoas gastam menos, portanto necessitam de roupas que possam se movimentar em qualquer ocasião, e para isso as cores básicas, como branco, preto, cinza, são mais fáceis de serem utilizadas, e menos marcantes, para que a peça possa durar mais vezes! Hoje então vamos falar dessa tal psicologia, ou seja, do que as cores passam pras pessoas que estão nos observando:
• Primeiro: preste sempre atenção aos tons da sua roupa. Como já disse em outro post, cada tom de pele funciona com determinado tom de coloração. E se você quiser usar um que não fique bem com a sua pele, não se aflija: jogue para a parte de baixo, ou para um acessório que fique longe do seu rosto.
• Vermelho: é uma cor muito estimulante, firme e dominadora. É ideal para ser utilizada quando vamos falar em público porque chama a atenção.
• Azul: cor da confiabilidade, honestidade, serenidade e estabilidade. Bom para ser utilizados em atividades criativas pois estimula a fantasia. É calmante!
• Amarelo: cor estimulante também, pode aumentar ansiedade e induzir inquietação. Ideal para ser usado ao vender produtos, pois é alegre, receptiva e estimulante.
• Laranja: cor audaciosa e energética. Bom para ser vestido em festas, pois transmite calor, amizade e espontaneidade.
• Violeta: É uma cor que transmite espiritualidade e criatividade. Lida com os sentidos, dependendo do tom, mas geralmente remete a inteligência, tranqüilidade e nostalgia.
• Verde: cor relaxante, da comunicação. É uma cor que rejuvenesce, por isso geralmente estamos mais abertos ao verde depois de uma certa idade. Representa receptividade, abertura, estabilidade e equilíbrio.
• Preto: Cor cruel para a maioria da mulherada. É muito versátil hoje em dia, mas nem todo mundo pode usar preto, sinto lhes informar! Mas de qualquer maneira, é bom saber que transmite mistério e dominação. É uma cor que transmite poder, e passa a imagem de dinamismo (bom para os negócios!)
• Branco: cor também muito difícil! A maioria das pessoas pensam que branco é branco, certo? Erradíssimo: branco é branco puro, off-white, gelo, etc, então o segredo do branco é combiná-lo à sua cor de pele, e à cor dos seus dentes, porque um tom mais claro deixa seu rosto com aspecto estranho, e tom mais escuro corta as sensações do branco. Transmite pureza, confiança, frescor e limpeza (por isso, teoricamente, a classe médica utiliza branco em suas vestimentas).
• Cinza: é neutro, ligado à sabedoria, refinamento e eficiência. Ideal para ser usado em atividades criativas, e em reuniões de negócios.
• Marrom: outra cor cruel, dependendo do seu tom de pele! É informal, neutra, e transmite impressão de educação, estabilidade e resistência a mudanças.
• Rosa: calmante e aconchegante.Ideal para ser usada em entrevista de empregos, pois acalma e transmite sensação de acessibilidade.
Pronto, agora da próxima vez que for se vestir procure pensar no que você esta precisando nesse dia, e procure completar sua necessidade com uma cor! Seja em blusas, saias, calças, acessórios. E mocinhos do blog, a psicologia das cores também serve pra vocês, então, vão com fé!
Até, beijinhos!
@ninjuliamaria
Niiin ;)
ResponderExcluiradoroo os seus textos, são ótimos!