segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

@ninjuliamaria

Oi gente bom dia!

Hoje acordei com vontade de contar pra vocês o que um monte de gente sempre me pergunta, dia sim, dia também! Afinal da onde saem as idéias de tendência que aparecem nos desfiles? Da cabeça surtada do estilista? Então porque a gente vê vários desfiles às vezes carregando a mesma tendência que os dos colegas, ou repetidas afirmações da mesma idéia? E se é assim, como é que eles sabem vários meses antes da gente o que vai ser moda nas ruas?
Vamos aos fatos: Não, a maioria não sai da cabeça surtada do estilista num dia de inverno / verão! Lógico, cada criação de coleção é bolada pelo estilista, e provêm das idéias dele e do que ele quer falar naquele momento! Existe algo que a maioria das pessoas não conhece que se chama bureaux de tendências. O que é isso? São empresas especializadas em coolhunting. Ta, não entendi! Vamos à explicação: antigamente, a rede de tendência de moda rolava da seguinte forma: estilista criava algo, e dele saia a roupa que as pessoas iam usar na rua. Hoje em dia, da rua saem as idéias, que são capturadas pelos coolhunters, e daí vão pros estilistas. Ou seja, agora a rede é invertida. O trabalho do coolhunter é estar sempre atento às idéias que saem das ruas, geralmente de pequenos grupos ou pessoas estilosas, que não necessariamente são ligadas à moda, mas que criam conceitos no modo de vestir que tem grandes chances de vir a ser um conceito massificado. Daí pro processo de massificação leva-se algum tempo, razão pelo qual as pesquisas são realizadas tão cedo, e os profissionais que efetivamente levam a moda das tendências pra rua sabem sempre mais cedo o que vai rolar daqui um tempo. Lógico existem tendências que dão certo e outras não, por isso é tendência! Tende a ser algo, mas nem sempre funciona nesse país, ou nessa cultura. Nem tudo que funciona, por exemplo, na Europa chega a funcionar no Brasil, ou na Rússia.
Para se ter acesso ao material dessas empresas, as pessoas interessadas pagam as taxas, normalmente. Agora, nós, simples mortais que queremos saber antes algumas coisinhas, mas não temos esse tipo de acesso, o que faremos? Calma, não se desesperem! Hoje em dia existem também para salvar nossa vida uma coisa chamada blogs de streetstyle. O que são esses blogs? Geralmente fotógrafos ou até mesmo pessoas estilosas, que gostam de simplesmente sair por aí tirando fotos suas ou alheias (todas com autorização do alheio claro!) de gente estilosa que cria sua própria tendência. Eu amo vários (ta no fundo no fundo eu tenho vontade de ter um pra mim um dia, mas não tenho tempo então acompanho dos outros), entre eles alguns que se tornaram famosos, como o thesartorialist.blogspot.com, o facehunter.blogspot.com e o seaofshoes.typepad.com . Todas essas pessoas acabaram se tornando boas fontes de tendências (algumas até lançaram livros ou foram convidadas a desenvolverem coleções para grandes redes), e estão ao alcance das nossas mãos! Como eu considero moda, modo de ser portar e se vestir, um tipo de educação que pode ser desenvolvida por todo mundo, sugiro que vocês passem a verificar esses blogs quando tiverem tempo livre... e daí por diante, que achem novos que carreguem mais tendências pra estarem sempre atualizados com o que vai surgir! Assim ficará mais fácil entender o que está acontecendo nesse mundo, sem ficar perdido com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, e sem correr tanto o risco de adotar toda e qualquer tendência e se tornar uma vitima da moda. Afinal a gente quer sempre se vestir bem, mas sempre dentro do nosso estilo mesmo, né?

Espero que tenham gostado, e saciado a curiosidade rsrsrsrsrs

Beijinhos
@ninjuliamaria

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário