sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

@PauloLima147

Pra quem não sabe dia 9 de março é comemorado o dia Internacional do DJ, esses mestres da música que vem influenciando nossa cultura há varias décadas, que aos poucos vem conquistando seu espaço na sociedade.

Ser DJ nunca foi uma profissão muito fácil como muita gente pensa, já passaram e acredito que ainda enfrentam muitas dificuldades por causa do preconceito pela forma que os DJs eram vistos na sociedade. Ao contrário do que muitos pensam ser DJ não é apenas apertar um botão e o computador faz tudo sozinho é muito mais que isso.

A sigla DJ significa disc jockey que é um artista profissional que seleciona e roda diferentes tipos de composições, previamente gravadas para um público de pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.

Para entendermos um pouco mais vamos voltar a alguns anos atrás, o termo disc jockey era utilizado para descrever o locutor de rádio que tocava discos de gramofone, logo após o long play, mais tarde o chamado compact disc laser (CD) e atualmente o tão famoso mp3. Porém nos dias de hoje temos varias maneiras de classificar esse termo DJ por causa dos diferentes tipos que foram surgindo ao longo do tempo.

Com o grande avanço da discoteca nos anos setenta os DJs ganharam mais espaço fora do rádio e foram para as pistas de dança, naquela época era usado o famoso vinil nas apresentações. O que diferencia um DJ do outro é a forma de como é feita a mixagem da musica, é isso que cria a personalidade e a marca de um DJ.
O DJ é, no fim das contas, um animador de eventos. Ele precisa conhecer canções o suficiente para saber como e quando mixá-las, deve sentir a vibração do público que o está ouvindo, e saber mudar um estilo na hora certa, para que a pista não esvazie. Deve ser o mais eclético possível, ou deixar bastante claro ao seu público e ao seu contratante qual é seu estilo ou tendência.
Com o passar do tempo vários DJs famosos foram surgindo e acompanhando esse ritmo as músicas digitais foram conquistando espaço, pode ser um exagero dizer que a mídia digital irá substituir o vinil dos DJs, pois é ele a alma do trabalho deles acredito que já virou uma marca definitiva dos DJs. Mas é claro que a tecnologia veio para complementar e facilitar ainda mais o trabalho desses antigos formadores de opinião no setor de música.

Os DJs mais famosos do planeta são o holandês Tiësto e o alemão Paul van Dyk, famosos por seu estilo próprio dentro da musica eletrônica. Ambos são nomes conhecidos do trance, a mais melódica das variações da eletrônica de pista e das mais populares.


Claro que não podemos deixar de fora o nosso brasileiro DJ Gabiru um dos DJs mais famosos do Brasil, conhecido por tocar no Programa Pânico da Radio Jovem Pan. Esse cara é fera demais! Um mestre da musica!

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

2 comentários:

  1. Mandou bem ...deu uma resumida legal na parada...valeu

    ResponderExcluir
  2. Valeu... acho que ficou bom tbm, acredito que deu pra conhecer um pouco mais da historia desses caras que anima nossas festas!!!
    Especialmente do DJ Gabiru.
    Simmboooraaa Gabiru!

    ResponderExcluir