quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

@amandamanfre

Oi galera. EE+

Essa semana, eu tava conversando com uns amigos sobre uma certa mania minha, que até então eu achava normal, mas agora eu juro que to começando a me preocupar! rs Eu olho toda hora pro relógio, e conhecidentemente a hora sempre está igual, por exemplo, nesse momento são 00:00! KKK é não sei como isso acontece! Enfim isso me trouxe a idéia de falar hoje do famoso “TOC” (transtorno obsessivo compulsivo). Que muita gente não sabe, se é apenas uma mania ou uma doença!

Então avalie a possibilidade de você ter ou não TOC:

Preocupo-me demais com sujeira, germes, contaminação, pó ou doenças.
Lavo as mãos a todo o momento ou de forma exagerada.
Limpo ou lavo demasiadamente o piso, móveis, roupas ou objetos.
Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.
Não toco em certos objetos (corrimãos, trincos de portas, dinheiro, etc.) sem lavar as mãos depois.
Evito certos lugares (banheiros públicos, hospitais, cemitérios) por considerá-los pouco limpos ou achar que posso contrair doenças.
Verifico portas e janelas mais do que o necessário.
Verifico repetidamente o gás, o fogão, as torneiras e os interruptores de luz após desligá-los.
Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar.
Preocupo-me demais com a ordem, o alinhamento ou simetria das coisas, e fico aflito(a) quando estão fora do lugar.
Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar, repetir certos números, palavras ou frases).
Sou muito supersticioso com números, cores, datas ou lugares.
Necessito contar enquanto estou fazendo coisas.
Guardo coisas inúteis (jornais velhos, caixas vazias, sapatos ou roupas velhas) e tenho muita dificuldade em desfazer-me delas.

Caso tenha se identificado com uma ou mais dessas afirmativas, é provável que você tenha o TOC. Para confirmar, os sintomas devem causar desconforto ou interferir de forma significativa nas suas rotinas, no seu desempenho profissional, ou nas suas relações sociais e ocupar pelo menos uma hora por dia do seu tempo. Em caso positivo ou se tiver dúvidas, converse com seu médico. Mas se tiver não se desespere. Os tratamentos mais efetivos do momento incluem o uso de certos medicamentos, inicialmente utilizados no tratamento da depressão, e algumas técnicas psicoterápicas chamadas de cognitivas e comportamentais. Os medicamentos são efetivos para 40 a 60% dos pacientes e são a primeira escolha, principalmente quando, além do TOC, existem outros problemas associados como depressão, ansiedade, o que é muito comum. Também é usual se iniciar com um medicamento quando os sintomas são muito graves ou incapacitantes. O maior problema que eles apresentam é o fato de raramente eliminarem por completo os sintomas. Além dos medicamentos, utiliza-se no TOC uma modalidade de terapia – a chamada terapia cognitivo-comportamental (TCC), da qual foram adaptadas algumas técnicas como para combater os sintomas do TOC. Ao redor de 70% dos que realizam a TCC podem obter uma boa redução ou até a eliminação completa dos sintomas. Ela é efetiva especialmente quando predominam rituais, não existem outros problemas psiquiátricos graves, e os pacientes se envolvem efetivamente nas tarefas de casa, parte fundamental dessa forma de tratamento.


Esse livro traz importantes atualizações dos conhecimentos relativos à neurobiologia, às teorias psicológicas do TOC e, sobretudo, às técnicas psicoterápicas desenvolvidas.

Bom, é isso! E a propósito, são 22:22! KK

Beijos

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

2 comentários:

  1. eram 01:01, mas o pc demorou dms pra postar isso! KK

    ResponderExcluir
  2. isso pega heim gatinha ...hahah..c vui ontem ..

    ResponderExcluir