segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

@ninjuliamaria

Oi gente! Tudo bem?

Sempre tem um monte de gente que me pergunta o que mesmo querem dizer aquelas palavrinhas sobre trajes nos convites que chegam em suas casas. Então decidi escrever hoje sobre isso, e ver se esclarecemos as duvidas de uma vez por todas! Vamos lá:

Primeiramente, existem sempre só quatro tipos de trajes: esporte, passeio ou esporte fino, social e black-tie. Só! Vamos nos ater a isso sempre que nos convidarem para algum evento social.
Traje esporte: Não, não quer dizer que você deva ir de jeans, camiseta do seu time e tênis. Ele é o traje mais simples, mas não admite desleixo, ok? Procure por chamisers, vestidos um pouco mais decotados (SEM exageros moças!), calças, saias e camisas de algodão, linho, crepe, sandálias de saltos baixos, sapatos baixos, sapatilhas, botas, etc. Para os meninos, procurem calças esportivas, camisas um pouco coloridas, ou camisetas pólo, blazers, jaquetas, sapatos esportivos, mas não um tênis.
Traje esporte fino: está entre o esporte e o social. Vamos de blazers, terninhos ou tailleur, pretinho básico, tecidos crepe, linho, seda, lã, escarpins, sandálias ou sapatos de saltos altos, ou médios, bolsas médias ou pequenas. Meninos ao de calça e blazer, com camisa com ou sem gravata, e após as 18 horas, um costume seria muuuuuuito legal!
Traje social: agora não tem jeito, formalidade! Tecidos mais nobres, como seda, xantung, cetim, rendas, tafetás, etc. Valem vestidos e tailleurs para moças, assim como saltos altos, bolsas pequenas, jóias sem exagero! Meninos costume escuro, camisa lisa e gravata. Sapato social com ou sem cordão.
Traje Black-tie: o mais formal de todos. Ou seja, mulheres de longo (modelos decotados sem exagero, drapeados, decorados, etc), que podem ser usados com estolas, xales, echarpes, etc. Tecidos nobres, somente, como cetim, seda, renda, musselina, etc. Sapatos sempre de salto alto, bolsinhas de mão, jóias sem exagero para não sair da elegância! Homens? Por favor, smocking, e complementos! Sapato social, sempre!

Espero ter solucionado as duvidas de todos ao olhar aquela observação no convite, e que ninguém mais se sinta mal trajado ou excessivamente trajado em nenhum lugar, porque isso é muuuuuuuuuuito chato né não?

Beijocas

@ninjuliamaria

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

Um comentário: