segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

@_brunninha

Oi pessoas! Hoje introduzirei um pouco do assunto das próximas semanas: o vôlei. O motivo do assunto é a minha ida para a seletiva da seleção brasileira, e eu e o @alucinomatto tivemos a idéia de criar uma espécie de diário de bordo...

O volei no Brasil:

Não se tem registro de quando o vôlei chegou às terras brasileiras. Oficialmente, a primeira competição do esporte no país foi realizada em Recife (PE), em 1915, organizada pela Associação Cristã de Moços (ACM) local, com regras e regulamento definidos. Assim, tudo leva a crer que o esporte já era praticado informalmente antes desta data.
A primeira competição internacional da qual o Brasil participou foi o 1º Campeonato Sul-Americano, em 1951, mesmo antes da fundação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em 1954. O Sul-Americano foi patrocinado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Voleibol, e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio de Janeiro, entre 12 e 22 de setembro daquele ano, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
Em 1954, a Confederação Brasileira de Voleibol foi criada com o objetivo de difundir e desenvolver o vôlei no país. Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro marcou presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando o esporte fez sua estréia na competição. Assim como no futebol o Brasil é o único país que disputou todas as Copas do Mundo, os sextetos nacionais masculinos de vôlei participaram de todas as edições das Olimpíadas.

Retrospecto

  • Em 2008, o voleibol brasileiro disputou 63 competições e subiu ao pódio 62 vezes. Foram 29 medalhas de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. Na quadra, as principais conquistas foram as medalhas de ouro com a seleção feminina e de prata com a seleção masculina, ambas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na praia, na China, o Brasil conquistou a medalha de prata (Márcio/Fábio Luiz) e a de bronze (Ricardo/Emanuel) entre os homens. No Circuito Mundial, o título foi brasileiro: ouro para Ana Paula/Shelda e para Harley/Pedro Solberg. A seleção feminina também conquistou o heptacampeonato do Grand Prix.
  • Em 51 competições disputadas em 2007, o Brasil esteve no pódio 56 vezes. Foram 31 ouros, 13 pratas e 12 bronzes. Entre as conquistas destacam-se o heptacampeonato da Liga Mundial, o ouro nos Jogos Pan-Americanos nas categorias indoor masculino e praia masculino e feminino, além da prata no indoor feminino.
  • Em 48 competições disputadas em 2006, o Brasil esteve no pódio 67 vezes. Foram 32 ouros, 20 pratas e 15 bronzes, incluindo o bicampeonato mundial masculino e o vice-campeonato mundial feminino.
  • Em 57 competições disputadas em 2005, o Brasil esteve no pódio 80 vezes. Foram 39 ouros, 22 pratas e 19 bronzes.
  • Em 38 competições disputadas em 2004, o Brasil esteve no pódio 47 vezes. Foram 22 ouros, 11 pratas e 14 bronzes. Neste ano, a seleção masculina e a dupla Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro olímpico, enquanto Adriana Behar e Shelda levaram a prata.
  • Em 41 competições disputadas em 2003, o Brasil esteve no pódio 46 vezes. Foram 20 ouros, 14 pratas e 12 bronzes.
  • Em 35 competições disputadas em 2002, o Brasil esteve no pódio 34 vezes. Foram 16 ouros, 11 pratas e 7 bronzes. Neste ano, o Brasil se sagrou Campeão Mundial pela primeira vez.
Tendo um centro de treinamento (localizado em Saquarema-RJ), a preparação de atletas para a Seleção é beeeeeeeeeem digamos que, forte e puxado. Com 8 horas de treino diários, os atletas vão se tornando aptos para as competições.

O Centro de treinamento dispõe de:

» 108 mil m2 de área
» 4 quadras de vôlei de praia
» 4 quadras indoor
» 1 campo de futebol
» 2 quadras de tênis
» 1 piscina semi-olímpica
» 1 piscina infantil
» 800 m2 de sala de musculação e fisioterapia
» Sauna seca e a vapor
» 2 Hidromassagens
» Auditório com capacidade para até 80 pessoas
» Restaurante
» Museu do Vôlei
» Sala de TV
» Salão de jogos
» Barcos a remo
» Estacionamento

Além de ficar de frente pro mar...


Bom gente esse é só um petisco :P quarta feira já começo a falar como está sendo minha rotina de treinos para chegar bem a seletiva...

Beijooos e até quarta =)

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

3 comentários:

  1. Não tem mais nem meio mais ... eh isso ai bruninha ... estamos na torcida por vc ... e akele negocio nao pense em agradar ninguem ... faça por vc ... vc eh uma menina muito legal e merece tudo de bom ... q de tudo certo ... beijos kerida

    ResponderExcluir