segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

@ninjuliamaria

Olá, pessoas fofas!
Para nossa terceira coluna do blog, continuando no tema natalino que me pegou na semana passada, falaremos de presentes! Pra amigos secretos, pra amigos não secretos, pra todo mundo! São dicas muito simples, eu sei... Porém, todo ano quando olho meus presentes, e os presentes recebidos pelos outros, tenho a nítida impressão de que muita gente desconhece as pobrezinhas. E aí acabamos com um grande presente mico nas mãos, que chega acompanhado daquela frase maligna que todo mundo já ouviu um dia: “Olha, achei isso a sua cara!” (e do balãozinho acima da nossa cabeça que pensa: uau, eu nem sabia que parecia com isso!)
Então como até hoje me pergunto de onde as pessoas acham que bijuterias gigantes e extremamente coloridas são a-minha-cara, vamos às dicas pra evitar ser lembrado durante todo ano de 2010 grudadinho no título “o amigo do mico”:

1 – Nunca, NUNCA MESMO, se esqueça que, ao comprar um presente, você o está fazendo para outra pessoa, e não para você. Portanto, esqueça da idéia inicial de comprar algo que você gosta muito e “tem certeza que ele(a) também vai gostar”. Pode ser que não vá. Aliás, provavelmente não irá! Então, antes mesmo de sair de casa, pense na pessoa, no estilo e no gosto dela, não nos seus. Mesmo que não seja tão íntimo, como de algum colega de trabalho, por exemplo. Todos os elementos do dia-a-dia das pessoas podem nos revelar facilmente que tipo de pessoa ela é e do que gosta. Pense em sua mesa, suas roupas, seus sapatos, seu jeito de ser. A partir daí, procure algo que se encaixe no perfil que ele(a) lhe revela.

2 – Não há necessidade de se gastar fortunas com um presente caro. Presente bom é aquele que se encaixa no seu orçamento e tem qualidade (óbvio!), não importa de que preço for.

3 – Vales CDs, livros, DVDs e demais são válidos? Considerando que agora praticamente toda loja tem seu vale-presente, são sim, obviamente. Mas com um pouquinho mais de esforço, podemos sair do lugar comum dos vale-alguma-coisa, né não?

4 – Nessas épocas do ano, muitos amigos secretos rolando, muita roupa na listinha da moçada... Por favor, respeite a regra de comprar algo em locais em que a pessoa possa efetuar a troca caso a peça não sirva. Porque, como já dito no post anterior, pode ser que seu amigo secreto queira uma bermuda azul e que use número 42, e na loja em que você efetuou a compra o 42 parecer mais um 38! Portanto, dê a ele a chance de trocar a peça por outro número, principalmente se o presente muito lhe agradou (porque você foi muito consciente e leu a primeiríssima regra da tia lá em cima néam?).

5 – Prefira sempre presentear o amigo(a) ou parente à sua casa. Tudo bem que existem pessoas mega fissuradas em decoração (minha irmã é uma delas), mas se o objetivo é agradar a pessoa (por isso a gente presenteia né?) procure por algo que agrade A PESSOA, não a casa ou os demais moradores da mesma. Ou seja, eu considero muito chato, pra você e pra quem recebe, dar de presente pra mãe um microondas ou pro maridão uma poltrona reclinável! Em qualquer ocasião que não seja chá-de-cozinha ou casamento!

6 – O amigo(a) parece que tem de tudo? Não há problema! Hoje em dia, vários salões de beleza oferecem planos presente para agradar seu presenteado. Que tal um dia num spa urbano com um plano personalizado, de acordo com o perfil dele(a)?

7 – Cuidado com presentes muito íntimos, como conjuntos de lingerie, para pessoas com as quais você não tem aqueeeeeeela intimidade. Sei que aparentemente contraria as outras dicas acima, mas nesses casos específicos o presente pode passar uma imagem errada!

8 – Sempre vê seu amigo(a) com a mesma revista todo mês, e sabe que ele(a) compra diretamente na banca? Adquira uma assinatura e dê de presente! O mesmo vale para jornais.

9 – Crianças e brinquedos: ok, eu sei que não deveria estar aqui dizendo esse tipo de coisa, mas como tia (de verdade gente!) de cinco “crianças” com idades de 02 a 19 anos, eles gostam mesmo de brinquedo! A mamãe e o papai vão ficar muito felizes e contentes com uma roupa ou sapato para seu pimpolho, porém a criança vai ficar mesmo feliz com um brinquedo legal. E vale a regra: não é porque você no alto de seus cinco anos de idade brincava com barbies que sua sobrinha obrigatoriamente brinca com as bonequinhas também. Observe a criança antes e, baseado no gosto dela, compre o presente. Uma criança que goste de desenhos vai se esbaldar com uma caixa de materiais de pintura, por exemplo. Mesmo que a mamãe queira matá-lo depois (o que frequentemente ocorre com meu irmão com relação a mim, desde que a pimpolha de 19 anos tinha cinco... mas minha sobrinha sempre gostou!).

10 – Por último de tudo, não uma dica, mas um esclarecimento: abri meu presente e não gostei! O que fazer? Carinha de felicidade, acompanhado de agradecimento pela lembrança, é CLARO! Porque por mais que a pessoa não tenha seguido em nada as dicas acima, ela dedicou seu tempo pensando em algo para agradá-lo, e é no mínimo uma falta de educação tremenda fazer com que ela se sinta mal por ter lhe desagradado. Portanto, não gostou? Agradeça assim mesmo, diga que apreciou o presente, e, depois, tente trocar o presente por algo que você goste. E torça para que no ano que vem seu amigo(a) leia as dicas acima e ajuste o presente de natal de 2010!

Espero ter colaborado pra quem ainda não comprou seus presentes. Mas se já comprou, que guarde as dicas pra próxima ocasião em que for presentear alguém. Afinal presenteamos as pessoas porque gostamos delas e queremos agradá-las, não só porque é natal não é?

Beijinhos,

@ninjuliamaria!

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

2 comentários:

  1. adorei as dicas e o blog

    ResponderExcluir
  2. hahah eu sempre compro o presente pensando em mmim heheh...mando bem novamente tia ..parabens

    ResponderExcluir