segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

@indialegre

Fui convidada por um amigo do twitter @alucionmatto para escrever nesse blog de vez em quando, sobre as relações entre patrõesXempregados, não sou nenhum expert no assunto, mas tenho um blog a respeito o “Inimigo Pago”, ele leu e achou legal, então vou enviar alguns textos de lá para ele publicar aqui e quando estiver inspirada escreverei algo inédito, como esse post que escrevi para postar lá mas estou enviando, em primeira mão, para contribuir com o blog! Meu nome é Juliana e meu twitter é @indialegre obrigada pelo convite, espero que gostem.

Festas de “Confraternização” 13/12/2009

Quando chega o final de ano as empresas enlouquecem, algumas têm seu ritmo hiper acelerado, outras vão diminuindo as atividades e tornando os serviços precários. Os patrões ficam de cabelo em pé com o décimo terceiro dos funcionários, férias coletivas, brigas entre eles para se livrarem dos plantões nas festas, contratações temporárias e seus próprios pepinos particulares e peculiares dessa época do ano.

Os funcionários por sua vez estão cansados, loucos para receber o tal décimo terceiro e para tirar suas férias. No caso das empresas que estão desacelerando nessa época os interesses se juntam e fica mais fácil o encerramento do ano.

Já as pobres empresas que tem boa parte do seu faturamento nessa época, sofrem bem mais. O patrão quer produtividade e o funcionário quer folga. Ele sabe que é a melhor época para ganhar dinheiro, mas está “cansado” não quer trabalhar nas festas, mas precisa, não juntou durante o ano, então trabalha de mau-humor. Reclama do movimento, de dor nas costas, doenças surgem nas sextas feiras ou sábados. Não plantaram durante o ano para colher depois e assim o clima “natalino” se instala.

O Patrão puto com a folga dos funcionários e os funcionários putos porque o patrão é insensível! Fica histérico nessa época (por que será? kkk)

E ainda tem a confraternização haaaa que delícia... Todo mundo puto tendo que: fazer amigo secreto, comprar presente, organizar festinha, trazer salgadinho, fazer vaquinha tudo de bom...

O patrão, além de ter que gastar com a festa ainda tem que participar... tem uns que nem vão, mandam representante kkk Amigo secreto então é piada, numa empresa de 20 pessoas 4 são amigas o resto é colega complicado ou seja, vc sempre tira alguém que não é seu amigo, ou tira o patrão que é pior ainda. Vai dar e ganhar uma porcariazinha seguida de uma piada às vezes de muito mau gosto com sua pessoa. E tem que rir ainda por cima.

Acho que a verdadeira confraternização é daquelas empresas em que os funcionários vão toda sexta tomar uma, nem que seja água, juntos, formam uma equipe o ano todo, trabalham em união com o patrão que em muitas sextas também se sentou à mesa do barzinho. Essas empresas não precisam de festas de confraternização forçada. Eles não são amigos secretos, são parceiros de trabalho com interesses e objetivos em comum. Prosperar naquilo que resolveram fazer juntos e não um contra o outro. Aí as festas são sensacionais! Homéricas! Ótimas!!!! Mas esse espírito cooperativo só se consegue durante o ano, ele não vem como uma mágica na festa de confraternização. A mágica vem do funcionário não ver o patrão como um vilão insensível e o patrão não ver seu empregado como um Inimigo Pago!

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

Um comentário:

  1. agradeço q tenha aceitado o convite ...e com certeza a galara vai gostar assim como eu gostei ...parabens e obrigado por colaborar com o blog

    ResponderExcluir