segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

@_brunninha

Todos os anos, sempre há algum atleta que foi pego no exame antidoping. Há casos como o de Maurren Maggi (do salto em distância, foi pega com clostebol, componente da pomada cicatrizante Novaderm, aplicado após uma sessão de depilação definitiva), Rebecca Gusmão (da natação, num era surpresa nenhuma que ela tinha testosterona no corpo (hormônio masculino) ela era praticamente um homem #MEDO) e o caso mais recente foi do atacante botafoguense Jobson, o qual foi pego com cocaína.

Considera-se doping o uso de substâncias que alteram artificialmente o desempenho do atleta, seja ela prejudicial à saúde do atleta, dos adversários ou contrários ao espírito da competição. Os exames são realizados pelo comitê organizador e pela Agencia Mundial Antidoping a partir de amostras de urina e sangue do atleta.

Os atletas são escolhidos de forma aleatória. Existe o controle em competição, realizado imediatamente após o término de uma prova, e o controle fora de competição, que pode ser efetuado a qualquer momento. O exame em competição inclui todas as classes de substâncias e métodos proibidos. Já os testes que são feitos fora das competições são mais específicos e incluem apenas algumas substâncias, como os anabolizantes. Existe um terceiro tipo de teste, realizado imediatamente antes de uma competição, que é característico do ciclismo e de alguns esportes de inverno, como o esqui e a patinação. Esse tipo de controle é feito com exame de sangue.

Registros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) mostram quais eram as substâncias mais consumidas em escala mundial em 2005. Atualmente as porcentagens podem ser diferentes. As principais substâncias usadas pelos atletas, porém, continuam as mesmas. O top 4 é:

43,4% usam anabolizantes;

14,2% , beta- 2 agonistas (que aumenta a massa muscular e diminui a gordura);

11,8% estimulantes;

11,7%, canabinóides (depressores, como a maconha)

As punições para atletas flagrados podem ser: Desqualificação, ou seja, perde o lugar conquistado na prova que disputou e conseqüentemente, as medalhas; Inegebilidade, o atleta fica barrado de participar de qualquer competição; e suspensão provisória, a qual o atleta fica suspenso até o fim do julgamento.

Bom gente, é isso :D espero que tenham gostado e entendido um pouco do doping :D ...

E aceito sugestões ;)

Beijos beijos beijos

Related Posts with Thumbnails Compartilhe

Um comentário:

  1. Muito legal a materia ...o pessoal fala doping e a galera nao intende as vezes...muito esclarecedor

    ResponderExcluir